O ENEM passou a ser uma das portas de entrada para o ensino superior no Brasil, atraindo a atenção da sociedade. Para obter bons resultados no ENEM é necessário resistência física e equilíbrio mental para enfrentar as 10 horas de provas, divididas em dois dias, como explica o coordenador pedagógico do Colégio Crescer, Anderson Gama.
Além do Enem, os alunos precisam se preparar para os vestibulares. Anderson explica que são duas preparações diferentes, e cita o exemplo da matemática, para demonstrar como as disciplinas recebem enfoques diferentes em cada exame. Bruna Consolaro, de 17 anos, aluna do 3º Ano do Colégio Crescer, lembra que é preciso rever todo o conteúdo do ensino médio para enfrentar tanto o Enem quanto o Vestibular.
Esse relatório citado pela Bruna, é possível graças a um software desenvolvido pela escola, que mapeia o desempenho do aluno durante o período preparatório para as provas. Além disso, saber utilizar os plantões de dúvidas oferecidos por várias instituições de ensino é outra dica para se dar bem nos exames.
É o caso de Fábio Lopes Barros, de 17 anos, que está no 3º ano do ensino médio. Ele descobriu que consegue se concentrar melhor quando estuda na própria escola, com o apoio dos plantões de dúvidas. O Enem é usado na composição das notas de todas as universidades federais e é opcional em algumas estaduais, como a Unicamp.