Uma ideia simples que surgiu numa conversa com um grupo da igreja, levou um casal de comerciantes de Valinhos a disponibilizar para qualquer pessoa interessada uma geladeira para a doação de alimentos para pessoas carentes da cidade. Em frente a loja de aluguel de máquinas que gerenciam, Kleber e Elenice Bömer, instalaram o eletrodoméstico, que pode ser acessado por qualquer pessoa que passa pelo local, localizado na Avenida Invernada, no bairro Nova Itália.
O funcionamento é muito simples: quem tem algum alimento para doar, pode passar pelo local e depositar o produto na geladeira e quem precisa de ajuda, é só retirar. Apenas algumas regras devem ser seguidas, como doar produtos lacrados, dentro do prazo de validade e que não sejam ovos, carne crua, garrafas de vidro e bebidas alcoólicas. Idealizador da geladeira, Kléber Bömer, afirma que a proposta é ajudar as pessoas que precisam de uma maneira bem descomplicada.
Para evitar abusos ou vandalismo, a geladeira comunitária é muito bem vigiada. Uma câmera monitora o local 24 horas por dia e uma funcionária verifica o conteúdo do eletrodoméstico a cada meia hora. Essa é a responsabilidade de Nivalda Vieira Mota, que comemora o sucesso da geladeira comunitária. Ela afirma que também leva os alimentos na casa de quem não tem condição de buscar.
Desde que começou a funcionar, a média de doações fica em torno de duas cestas básicas por dia. Quem quiser doar ou retirar alimentos, pode passar a qualquer hora do dia na Avenida Invernada, 1713, em Valinhos.