A Câmara de Campinas está analisando um projeto de lei apresentado pelo vereador Carmo Luiz, do PSC, que prevê a construção de faixas exclusivas para motociclistas nas principais vias da cidade. Essa faixa ficaria sempre a esquerda da pista e teria um metro de largura. A proposta é separar as motos dos demais veículos, aumentando a segurança e reduzindo o número de vítimas dos acidentes de trânsito. Para o vereador Carmo Luiz, a proposta já é realidade em outras grandes cidades do Brasil e do mundo e Campinas também deveria se adequar. Já o professor da Unicamp e especialista em trânsito, Carlos Alberto Bandeira Guimarães, discorda do parlamentar e afirma que os testes realizados em São Paulo não apresentaram resultados positivos.
As opiniões de motoristas de automóveis e motociclistas também são divergentes quando questionados sobre as faixas exclusivas. Quem utiliza moto para trabalhar defende o projeto, principalmente por causa da segurança, como afirmam os motociclistas João Ricardo e Marco Antônio. Já entre os motoristas de carros, a ideia é rejeitada uma vez que eles acreditam que não há estrutura suficiente na cidade para a criação das áreas exclusivas, como disseram os taxistas André Torquato e Valdeci Silva.
O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Carmo Luiz e foi encaminhado para as avaliações das comissões da Câmara. Ainda não há expectativa de quando a proposta será votada.