Alta de traumas e afogamentos gera alerta no fim do ano

O aumento no número de acidentes de trânsito e de ocorrências de afogamentos no período de festas gera um alerta sobre a imprudência e os exageros. Representante da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, o cirurgião da Unicamp, Thiago Calderan, enumera os riscos.

Seja nas estradas e rodovias, ou na praia, o consumo excessivo de álcool contribui para as estatísticas, principalmente entre pessoas mais jovens. Além das mortes causadas por colisões e capotamentos, ou situações de risco envolvendo piscinas e rios, muitas vítimas convivem com as sequelas.

Neste caso, os traumas não só afetam diretamente a qualidade de vida dos envolvidos, como também geram custos adicionais para a Saúde. Um levantamento do Infosiga, que monitora o trânsito no Estado, mostra que os mais afetados são homens, quase 86%, e jovens de 18 a 29 anos, 24,2%.

Nas rodovias, a recomendação é para que o socorro seja feito de forma segura para evitar novas ocorrências. Além disso, o resgate deve ser chamado. Para ajudar quem corre o risco de se afogar, a dica é usar objetos flutuantes. Ainda assim, o atendimento especializado também deve ser acionado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.