O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) abriu nesta quinta-feira as propostas para construção das barragens de Pedreira, no rio Jaguari, e Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo.
As empresas interessadas apresentaram 17 propostas para construção da barragem de Duas Pontes e 18 propostas para a barragem de Pedreira.
Os novos reservatórios serão construídos abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem.
O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados, terá capacidade para acumular 31,9 milhões de metros cúbicos de água e vai permitir uma vazão regularizada de 8,5 mil litros de água por segundo.
Já o reservatório Duas Pontes vai ocupar uma área de 8,8 quilômetros quadrados, terá capacidade para 53,4 milhões de metros cúbicos e vai permitir uma vazão regularizada de 8,7 mil litros de água por segundo.
Os reservatórios devem beneficiar diretamente cerca de 5,5 milhões de moradores em 22 municípios da região.