O verão começou oficialmente nesta quinta-feira. Em Campinas, as temperaturas devem variar entre 20 e 30 graus pelos próximos três meses. O sol forte e o calor exigem hidratação e alimentação adequada, principalmente para quem pratica algum tipo de esporte, ou deseja começar a se exercitar. O educador físico do Colégio Mackenzie Tamboré, Ronie Hornos, ainda recomenda a consulta profissional e a consciência sobre os próprios limites.
As dicas não mudam muito para quem tem uma rotina corrida e intensa de trabalho e não tem como fugir do sol e as temperaturas elevadas durante o dia. A garrafa de água deve estar sempre presente, assim como a opção por frutas e comidas menos gordurosas. O conselho vale até mesmo para o descanso. Ele ainda lembra que a sensação de tontura, comum pra muita gente nessa época do ano, é um sinal do cérebro sobre alguma saturação do corpo.
Iniciado em 21 de dezembro, o verão termina exatamente às 13h15 do dia 20 de março no horário de Brasília. Até lá, além do calor, muita chuva deve cair. A tendência é de mais ocorrências de nebulosidade, com probabilidades de pancadas aos finais das tardes. O período terá alta umidade relativa do ar. As informações são do Cepagri da Unicamp, que ainda prevê a formação de temporais e tempestades, principalmente na região sudeste do Brasil.