Ouça ao vivo

Estudo liga casos graves de covid-19 a obesidade

Um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, sugere que os tecidos adiposos são suscetíveis à infecção pelo vírus Sars CoV-2. Essa seria uma das razões da maior evolução de casos graves de covid-19 em pessoas obesas e idosas. A hipótese é a de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o SARS-CoV-2.

Segundo os pesquisadores, as células adiposas estão espalhadas por todo o corpo e os obesos as têm em quantidade maior. Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta. Outro ponto, de acordo com o estudo, é que a infecção na célula de gordura é mais eficiente quando ela está mais envelhecida, o que sugere a gravidade em pacientes idosos.

O Presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, acredita nessa possibilidade. Segundo ele, os dados científicos e estatístico nos próprios hospitais da rede apontam para essa prevalência. Ele explica que além do processo inflamatório cronico que derruba a resistência o obeso desenvolve outras comorbidades, o que aumenta o risco para a gravidade da Covid-19. Já entre os idoso, a capacidade de resposta no combate aos vírus é menor pela própria característica da resposta do organismo, além disso, há também as comorbidades comuns nessa camada da população.

O estudo coordenado por pesquisadores da Unicamp, sobre a maior evolução de casos graves de Covid-19 em pessoas obesas e idosas,ainda não foi publicado e deverá ser ampliado pelos pesquisadores. Os experimentos estão sendo feitos em laboratório com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.