Ouça ao vivo

USP desenvolve teste rápido e barato de covid-19

Foto: divulgação USP São Carlos/Karla Castro

Pesquisadores da USP de São Carlos desenvolveram um teste rápido para a covid-19, que custa cerca de R$ 30, em média cinco vezes mais barato do que os similares disponíveis no mercado. Além de detectar a presença do novo coronavírus no organismo, a tecnologia é capaz de revelar se a pessoa que foi vacinada já produziu anticorpos. Chamado de Teste Popular de Covid-19, o dispositivo analisa uma gota de sangue retirada do paciente para identificar anticorpos que permitam detectar a doença.

A estratégia empregada para baratear sua produção foi otimizar a quantidade de insumos do material e utilizar nanopartículas para a localização dos anticorpos. Essas partículas possuem uma molécula sonda, que fica na cor vermelha quando entra em contato com algum anticorpo. Segundo o professor do Instituto de Química da USP São Carlos, Frank Crespilho, o novo teste é capaz de apresentar resultados em 10 minutos. “Em quatro meses, nós conseguimos então o primeiro protótipo, que vem sendo aplicado em amostras reais de pacientes que deram positivo para covid. E o tempo médio que leva para a gente obter a informação, se o paciente possui o anticorpo, é em torno de 10 minutos”, afirma

A pesquisa foi financiada pela FAPESP, CNPq e pela CAPES. O teste já está pronto para produção em larga escala e passará, em breve, pela regulamentação da ANVISA. A expectativa é de que o produto esteja disponível para comercialização em até dois meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.