Ouça ao vivo

Cerca de 700 pacientes com suspeita de dengue procuraram os CSs no fim de semana em Campinas

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

No último fim de semana Campinas adotou pela primeira vez o sistema de Centros de Saúde abertos para atender exclusivamente pacientes com suspeita de dengue. Segundo a Prefeitura de Campinas, pelo menos 700 pessoas procuraram os CSs no sábado e no domingo.

Uma dessas pacientes foi a Marilsa Januário, que contou como suspeitou estar com dengue. “Eu comecei a ter fraqueza, fraqueza e coceira no corpo, coça tudo , como eles falaram que o posto ia ficar aberto, a gente dá medo de ir para outros lugares porque está lotado, né? Falei pro meu filho, me leva lá, vamos ver o que está acontecendo, tomar um sorinho agora, e vou fazer um exame de sangue também”

Tatiana Ruiz esteve como coordenadora de plantão em um dos CSs, e relatou como foram a procura e os procedimentos adotados. “Logo pela manhã teve uma procura bem densa de quantidade de usuários, usuários que vinham bastante desidratados para buscar esse atendimento, fizemos coleta de exame de sangue para ver como que está a condição hemodinâmica dos pacientes, os que foram necessários a gente fez hidratação endovenosa, caso não fosse necessário a gente fazia orientação, hidratação em casa e retorno conforme o quadro clínico que apresentava.”

Os casos mais graves eram encaminhados aos hospitais por meio do Samu. E se não fosse este novo sistema, provavelmente boa parte desses 700 pacientes teria procurado atendimento em prontos-socorros da cidade. E isso ajudou a reduzir o tempo de espera por atendimento nos PSs para os outros casos, conforme constatou a reportagem do Grupo EP. No Mário Gatti, neste domingo, o tempo de espera por atendimento variava entre duas e três horas.

E nos últimos dias Campinas superou os 26 mil casos de dengue registrados em 2019, que até então era o terceiro pior ano da dengue na cidade. E o ritmo de crescimento preocupa. O médico epidemilogista André Ribas Freitas afirma que a situação ainda pode piorar no próximo mês, até atingir um nível de estabilidade. “O mês mais crítico da Dengue é o mês de abril, me parece que esse ano vai repetir a mesma trajetória, né? Provavelmente ainda deve nas próximas semanas tem algum ainda algum aumento no número de casos, mas já está numa fase quase que de platô.”

O médico alerta para em quais situações os pacientes devem procurar atendimento imediato. “Se apresentar um quadro de dengue, e em seguida começar com dor abdominal intensa, vômitos repetidos, tontura ao ficar em pé, ou sangramento na gengiva, no nariz, é importante qualquer um desses sintomas que o paciente procure imediatamente o serviço de saúde, e não aguarde, tá? Porque isso é o que a gente chama de sinais de alarme. São sinais que o paciente pode estar se agravando.”

Uma outra preocupação externada pelo médico é a possibilidade do registro de casos de Chicungunya. E para evitar tanto a dengue quanto a Chicungunya, a recomendação é o uso de repelentes em áreas onde há casos de dengue, principalmente por parte de pessoas de grupos de risco, como os idosos. E, é claro, a limpeza de quintais e outros locais que possam servir para a reprodução do Aeds Aegypt.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.