Ouça ao vivo

Ministério da Saúde libera doses da dengue prestes a vencer para a RMC

Rogério Vidmatas/Prefeitura de Dourados/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que mais 154 municípios receberão a vacina contra a dengue, e incluiu a Região Metropolitana de Campinas na lista. 

A pasta explicou que as doses não serão tiradas dos Estados que já receberam a vacina, mas que os Estados serão responsáveis pela distribuição e vão remanejar os imunizantes dentro de uma lista de municípios. 

O Ministério não sabe precisar quando as doses chegarão nessas novas cidades, já que isso depende da logística. 

Na primeira etapa, 521 cidades foram selecionadas para aplicar o imunizante, de 16 estados e o Distrito Federal. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2. 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), chegou a ir à Brasília para conversar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para incluir a cidade na lista de municípios que poderiam receber novas remessas da dose, devido ao número de casos e mortes. 

No Estado de São Paulo, apenas a região do Alto Tietê recebeu doses, mas a aplicação ficou abaixo da expectativa. 

A Secretaria Estadual de Saúde informou à CBN Campinas que aguarda um documento técnico do Ministério da Saúde para, a partir daí, definir o esquema logístico da redistribuição das doses. 

A prefeitura de Campinas comemorou a decisão, e lembrou que aconteceu uma semana depois da reunião de Dário, representando a Frente Nacional de Prefeitos, com a ministra Nísia Trindade. Em nota, a administração ainda aguarda o envio da nota técnica do Ministério da Saúde para saber quantas doses a cidade receberá e a partir de qual momento elas ficam disponíveis para aplicação pela Secretaria de Saúde. 

Dados atualizados nesta quarta-feira apontam que a cidade tem 30.864 casos confirmados de dengue. O pico da epidemia, segundo estudos da Vigilãncia Epidemiológica, deve acontecer em abril. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.