Ouça ao vivo

Motoristas de aplicativo protestam contra proposta que regulamenta categoria

Guilherme Leal/CBN Campinas

A concentração aconteceu  em frente ao Estádio Moisés Lucarelli, na manhã desta terça-feira (26). Cerca de 100 motoristas saíram em carreata com destino ao Largo do Rosário, no Centro, onde aconteceria a dispersão.

O motivo do protesto é a proposta do governo federal que cria uma série de regulamentações para os motoristas. Promessa de campanha do Presidente Lula o PL 12/2024 cria um pacote de direitos trabalhistas para os motoristas. Um carro de som acompanhou os motoristas que fizeram um buzinaço no trajeto.

Segundo os motoristas, os custos da categoria seriam muito maiores do que o que limita o projeto.

Um dos principais pontos de oposição dos motoristas é o pagamento de R$ 32,09 por hora trabalhada e contribuição ao INSS que seria de 7,5% como explica o motorista Tiago Batista.

Os trabalhadores dizem que esse recolhimento que não é necessário já que todo motorista é MEI (Microempreendedor Individual) e, portanto, o recolhimento já é feito.

O motorista Ricardo Lima diz que o sindicato que negociou com o governo federal não representa a categoria e que o ideal seria pressionar as plataformas por melhores condições de pagamento.

A paralisação foi organizada pela Febrampp, a Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil. Outros pontos do projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados é a ornada máxima diária de 12 horas de trabalho e criação de uma nova categoria chamada de “trabalhador autônomo por plataforma”.

As plataformas e o Governo Federal não se pronunciaram sobre as manifestações.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.