Ouça ao vivo

Vinhedo decreta crise hídrica por falta de chuva no município; leia as medidas 

Foto: Eliel Rezende

A Prefeitura de Vinhedo publicou nesta segunda-feira,20, um decreto em que estabelece um comitê para atuar frente à crise hídrica instalada no município. Além disso, o decreto estabelece uma série de ações para minimizar o impacto da seca na cidade. 

De acordo com informações da administração, o consumo de água tratada cresceu 30% de um mês para cá, influenciando na captação e tratamento. 

O decreto nº 170/24, publicado nesta segunda-feira, estabelece durante os próximos 120 dias, situação de emergência para fins de preservação hídrica e enfrentamento às ondas de calor e estiagem atípica na cidade, com autorização para utilização de poços, reservações e represamentos privados, urbanos ou rurais para fins de abastecimento e armazenamento de água, enquanto persistir a estiagem.  

Uma outra medida anunciada atinge o setor da construção já que o decreto suspende a emissão de diretrizes para novos empreendimentos e suas respectivas aprovações de plantas e projetos, mesmo para os que já estejam em andamento.   

O documento também estabelece multa para quem desperdiçar água, bem como regar gramados e jardins, manter abertas ou ligadas torneiras, lavagem de calçadas ou veículos, exceto lava jatos, entre outras ações, com aplicação de multa no valor de R$ 663,01. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.  

A administração também informou que o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza a Sanebavi a conceder desconto nas tarifas de água e esgoto de até 20% às contas que apresentarem economia de 30% em relação à média dos últimos seis meses. O projeto ainda deverá ser aprovado pelos vereadores.  

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.