Estudo analisa competividade e diretrizes industriais da Região Metropolitana de Campinas

O estudo regional também mostrou que alguns setores como os farmoquímicos, farmacêuticos, informática e produtos eletrônicos tiveram um crescimento da massa salarial.
Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

Uma análise sobre vocações e tendências macroeconômicas da indústria, aponta que o setor de automóveis e autopeças diminuiu na região Metropolitana de Campinas. O estudo, realizado pelo Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), tem como objetivo avaliar e apresentar diretrizes para a transformação da região.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, explica que um dos motivos para a queda do setor é a mudança de localidade das empresas em decorrência dos tributos fiscais. Rafael afirma que esse cenário pode mudar futuramente.

Além disso, o presidente destacou que a RMC já possui algumas vocações consolidadas. Ele afirma que alguns pontos precisam ser ampliados para fortalecer o que já existe.

O estudo regional também mostrou que alguns setores como os farmoquímicos, farmacêuticos, informática e produtos eletrônicos tiveram um crescimento da massa salarial.

A análise foi feita pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia Fiesp/Ciesp, que foi encomendado para o Projeto Coalizão, que visa atualizar o mapa das vocações econômicas do estado de São Paulo para dar suporte a decisões empresariais e governamentais. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.