Ouça ao vivo

Hortolândia inaugura primeira usina da RMC para tratamento de resíduos da construção civil

Equipamento que tritura os resíduos - Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

A primeira usina móvel de reaproveitamento de Resíduos da Construção Civil (RCC) da Região Metropolitana de Campinas, foi inaugurada nesta terça-feira (11), em Hortolândia.

A estrutura fica na Central de Triagem de Resíduos, no Parque Peron. Ela é composta por um caminhão conjugado a um equipamento móvel, que tem capacidade para triturar 100 toneladas de entulhos por dia.

De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) e prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, o sistema é importante para o reaproveitamento desses resíduos em outras obras.

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, afirma que antes, os materiais eram descartados em pontos de entrega voluntária de entulho na cidade.

Com a usina, os municípios de Hortolândia, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’ Oeste e Sumaré, que pertencem ao consórcio, utilizarão o espaço em sistema de rodízio.

O investimento é coordenado pela Consimares junto ao governo do Estado, que investiu R$3,5 milhões no equipamento por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.