Ouça ao vivo

Piracicaba, Cordeirópolis e mais duas cidades começam vacinação contra dengue

Foto: Divulgação

Mais três cidades da região de Campinas começam a vacinar contra a dengue nesta quarta-feira. Os municípios receberam na semana passada doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que decidiu ampliar, em todo o país, a quantidade de cidades que aplicam as doses. 

Em Piracicaba, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade. Nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e Unidades de Saúde da Família das 8h às 16h. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A cidade tem 24.538 casos confirmados, conforme o painel de monitoramento do governo do Estado, e sete mortes. Outras 10 mortes estão em investigação. 

Em Cordeirópolis, as doses são aplicadas das 8h às 11h e das 13h às 15h no Centro de Especialidades, Postos de Saúde do Centro, Jd. Juventude, Jd. Eldorado, Jd. Progresso, Jd. Cordeiro, Cascalho e Jd. São Luiz. A cidade tem 266 casos confirmados de dengue, com 1 morte registrada e outra em investigação. 

Em Engenheiro Coelho, as vacinas são aplicadas das 8h às 17h na Sala de Vacina, que fica no Centro. A cidade tem 608 casos confirmados, sem mortes. 

Na região de Jundiaí, Várzea Paulista começa nesta quarta-feira a aplicação das doses, exclusivamente na UBS Cruz Alta, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 15h. Município tem 3.158 casos confirmados, duas mortes e uma sob investigação. 

Águas de São Pedro inicia a vacinação nesta quinta-feira. Rio das Pedras fará um mutirão no sábado. Elias Fausto vai aplicar a vacina a partir da próxima segunda-feira na sala de vacinação da Estratégia da Saúde da Família de Cardeal. 

Capivari, Mombuca, Mogi Guaçu, Itapira, Ipeúna, Conchal e Rio Claro também receberam as doses, mas ainda não divulgaram o esquema de vacinação.  

Em Corumbataí, ainda não há data prevista, mas as vacinas serão aplicadas na UBS André Gimene. Charqueada só deve começar a vacinar depois do dia 26.

Conhecida como Qdenga, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.   

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Como é uma vacina de vírus vivo atenuado, está contraindicada para gestantes e imunossuprimidos.  

Após receber a vacina, a criança deverá permanecer no local da aplicação por 15 minutos para verificação de eventuais efeitos colaterais. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.