Ouça ao vivo

Prefeitura de Vinhedo é convocada pelo Estado para falar sobre crise hídrica

Foto: Eliel Rezende/Prefeitura Vinhedo

A prefeitura de Vinhedo foi uma das convocadas pelo governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para discutir a estiagem e a crise hídrica.

Com outros 14 municípios, Vinhedo apresentou um histórico das ações feitas para a garantia do abastecimento hídrico, além de um cronograma de obras e todas as medidas tomadas desde a publicação do decreto de situação de emergência, em maio.

Em resposta, segundo a prefeitura, o governador se comprometeu em lançar pacotes de serviços emergenciais para atender as urgências do momento, além de uma campanha para a economia de água pela população.

Vinhedo pretende solicitar o aumento de outorga de captação de água bruta e desassoreamento de alguns rios e represas.

A ideia, de acordo com a administração, seria ampliar de 600 m³/hora para 720 m³/hora a capacidade de abastecimento pelo Rio Capivari, além de um novo ponto de captação, também de água bruta do Rio Capivari, na altura do bairro Santa Cândida, com uma vazão de 100 m³/hora.

Outros pontos de aumento de outorga seriam na Represa São Joaquim, passando dos atuais 40 m³/hora para 80 m³/hora, e no Córrego do Bom Jardim, de 200 para 300 m³/hora.

Já nas obras de desassoreamento, a intenção da prefeitura é limpar as regiões do Córrego do Bom Jardim, além das Represas II e III, Represa São Joaquim e Represa da Cerâmica Jola.

Ainda não há uma data para a próxima reunião.

Até lá, a prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi seguem com as ações locais, com obras para o aumento da oferta hídrica, além do rodízio de água, também previsto em decreto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.