Ouça ao vivo

Campinas registra mais de 2 mil manutenções semafóricas este ano

Foto: Emdec/Reprodução

É comum encontrar no caminho semáforos que estão com funcionamento inadequado, seja por problema na operação, amarelo piscante, ou mesmo pelos tempos de verde e vermelho.

Um levantamento feito pela Emdec a pedido da CBN Campinas aponta que o número de pedidos que envolvem as também chamadas sinaleiras tem sido crescente. De acordo com os dados do departamento de trânsito, em 2024, a empresa realizou, ao todo, 2.125 manutenções semafóricas pelas ruas e avenidas da cidade.

A instalação de novos conjuntos semafóricos em Campinas somam 91 dos pedidos. Os atendimentos sobre alteração de tempo foram 38. Em relação às manutenções, o registro contabiliza 20 pedidos este ano.

Comerciante na Avenida Ruy Rodrigues, Luiz Carlos Souza reclama sobre o tempo semafórico. Ele ressalta, principalmente, sobre o período em que o sinal amarelo, de atenção, fica aberto. 

“Precisa colocar o digital, que aí dá para saber quando vai mudar, se dá para passar ou não”, disse.

O Coordenador da Central de Monitoramento de Operação de Semáforos, Kiriath Oliveira – Emdec, explica como os estudos para implantação dos semáforos são feitos, inclusive o tempo semafórico estabelecido. O representante da empresa ressalta que não projetos de semáforos com temporizador na cidade.

“Normalmente são vias que já oferecem certo risco, como pouca visibilidade, volume de veículos, chegam muitas solicitações dessa maneira para gente. Encaminhamos um técnico para o local, que faz as análises. É feito um estudo que atende as normas do Código Brasileiro de Trânsito. Quando você passa do verde para o amarelo, é para você reduzir realmente a velocidade e parar um pouco antes”, explicou o coordenador.

A Emdec recebe solicitações de implantação de radares enviadas pela população, pelos canais de atendimento da empresa (118, Fale Conosco Emdec, aplicativo, chatbot e Whatsapp), da Prefeitura de Campinas (telefone 156 e protocolos).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.