A produção de Café não deve ser prejudicada, apesar das condições adversas do clima na região de Campinas e em parte do estado de São Paulo.
Dados do Instituto Agronômico de Campinas, apontam que nos últimos anos, o período de chuvas tem acontecido com um certo atraso, e isto tem provocado uma estiagem maior e consequentemente chuvas extremas em determinados momentos.
Apesar deste cenário, que parece pouco saudável ao setor agronômico, o Engenheiro Agrônomo e Pesquisador do IAC, Marcelo Bento Paes de Camargo, espera uma boa colheita e poucos danos a plantação de café.
Apesar de não preocupar neste momento, esta alteração registrada no período de chuvas e também na quantidade de precipitações, pode trazer danos em curto prazo. Esta é a preocupação do pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, Gabriel Constantino.
Campinas registrou em 2012 apenas um evento de chuva extrema, que ocorreu no dia 16 de janeiro. Na ocasião choveu 61 milimetros.
A chuva extrema é registrada a partir dos 50 milimetros em 1 dia. Na década passada, a cidade computou apenas dois eventos de chuvas extremas.