A ordem presidencial é garantir apoio institucional para qualquer prefeitura do país. Foram com estas palavras que o Ministro da Saúde, Alexandro Padilha, filiado ao PT, respondeu como está o relacionamento da pasta que comanda com o atual prefeito de Campinas, Pedro Serafim, do PDT.
A aproximação de petistas com o Serafim irrita a diretoria municipal do Partido dos Trabalhadores que chegou a pedir investigação na comissão de ética da executiva estadual do líder do governo Dilma Rousseff, o deputado federal Cândido Vacarezza. Vacarezza é tido como interlocutor de Serafim com o planalto, indicou o secretário de habitação, Clélio Leme, do PT, e o prefeito de Campinas já elogiou publicamente a atuação do petista.
Outro deputado do PT que mantém relacionamento com Pedro Serafim é Carlos Zaratini. Para o diretório municipal petista, o atual prefeito é golpista por conta da cassação de Demétrio Vilagra, do PT.
Na solenidade, Padilha recebeu elogios de Serafim, que estava sentado ao lado, e também teceu comentários positivos sobre o prefeito com direitos a abraços. E pela declaração do ministro Alexandre Padilha, que esteve em Campinas para liberar recursos para obras no Hospital de Clínicas da Unicamp, mais verbas federais vão chegar a cidade.