CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Gastos da Câmara de Vereadores de Campinas são semelhantes a de uma multinacional

Com dados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, os advogados Gustavo Henrique Zuccato e Marcos Bernadelli fizeram um levantamento sobre os gastos da Câmara de Vereadores de

Com dados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, os advogados Gustavo Henrique Zuccato e Marcos Bernadelli fizeram um levantamento sobre os gastos da Câmara de Vereadores de Campinas. A iniciativa surgiu, segundo eles, após a crise política instalada na cidade com as duas cassações de prefeitos. A hipótese era a de que a prática de fraudes ou favorecimento pudesse estar presente em outras autarquias e até no próprio Legislativo.

O Orçamento da Casa de 33 vereadores foi de R$84 milhões registrados em 2011. A projeção para 2012 é de 91 milhões. A Câmara de Vereadores de Guarulhos com 34 vereadores e mais de um milhão de habitantes gasta 60% a menos. Campinas paga por vereador um total de 210 mil por mês. Gasta mais que a soma dos gastos das prefeituras de São Sebastião da Grama, Rafard, Lindóia e Estiva Gerbi. O Diretor Titular da Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, ao comentar os dados afirmou que em despesas e receita a Câmara funciona como uma multinacional.

O Grupo de Atuação de combate ao Crime do Ministério Público abriu investigação. Há alguns dias denúncias apontam um suposto esquema de favorecimento em contratos de prestação de serviços. Os contratos por vezes fracionados repetem os mesmos empresários como donos das empresas fornecedoras, além dos mesmos terem negócios extras com funcionários da casa. Somente três fornecedores e seis empresas retiraram R$6,4 milhões. O chefe de compras, Carlos Eduardo Gaspar e o de contabilidade, Adilson Dutra Gaspar, foram afastados por 90 dias enquanto dura uma sindicância.

Compartilhe

Conteúdos