O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou da inauguração da fábrica da canadense Bombardier, em Hortolândia, cidade da região metropolitana de Campinas. A nova unidade vai produzir trens de monotrilho para o transporte público. A empresa investiu cerca de R$ 27 milhões nas instalações. São 250 novos empregos diretos e a expectativa de mais 500 indiretos. A presença do governador simbolizou o principal cliente: o estado de São Paulo. O governo contratou 54 trens para compor o monotrilho de maior capacidade do mundo, capaz de transportar 48 mil pessoas por hora. O prolongamento da linha 2-verde do Metrô na zona leste da capital paulista será neste sistema. A estimativa é que com o monotrilho os moradores dos bairros Vila Prudente e Cidade Tiradentes reduzam o tempo de viagem de 2 horas para 50 minutos.
Para Geraldo Alckmin, o investimento no transporte ferroviário é a melhor alternativa para resolver o problema de mobilidade urbana. O governador do estado deixou claro que abandonou o projeto de um trem expresso entre São Paulo e Campinas. Ele seria uma extensão do trajeto até Jundiaí. Mas com o Trem de Alta Velocidade planejado pelo Governo Federal, o trem expresso não tem sentido para Alckmin.
Em Hortolândia, o governador Geraldo Alckmin lançou as obras para ampliação do sistema de coleta de esgoto da cidade e anunciou a conclusão do sistema de abastecimento de água. Alckmin anunciou também a troca na presidência do Metrô de São Paulo. O novo comandante da empresa será Peter Walker, atual secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos. Ele vai substituir José Kalil Neto, que voltará para a diretoria de finanças do Metrô.