ustiça determina bloqueio de contas da Santa Casa de Serra Negra
A Justiça do Trabalho que 10% dos valores repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à Santa Casa de Serra Negra sejam penhorados para o pagamento das dívidas trabalhistas de 149 funcionários do hospital. Esse débito foi acumulado ao longo de aproximadamente 25 anos. O prédio da Santa Casa de Serra negra está avaliado em R$2,5 milhões.
Com a determinação judicial, o Sindicato questiona que o valor a ser arrecadado no leilão do prédio que abriga o hospital pode não ser suficiente para o pagamento de toda a dívida. A estimativa do Sinsaúde é que o valor dela esteja em mais R$ 4,5 milhões.
O leilão da santa casa estava previsto para 20 março, mas foi adiado. Uma nova data deve ser definida nos próximos dias. Com a a venda, o hospital saldaria as dividias com os trabalhadores. Ao todo são quatro processos coletivos movidos pelo entidade que representa a categoria, correspondentes a diferenças salariais dos anos de 87 a 90, e também do período de maio a setembro de 93. além disso, entram as horas extras pelas folgas não concedidas e cestas básicas dos meses de janeiro a atrássto de 98. Ao débito ainda somam-se dois processos individuais referentes a verbas rescisórias e Fundo de Garantia.
Além desta soma de 4,5 milhões, há outras seis ações individuais.
Apesar doimpasse, o Hospital funciona normalmente.