Uma reunião entre a Polícia Militar e vários setores da Prefeitura de Campinas aconteceu na manhã desta quarta-feira (25/04) na sede do 35º Batalhão da PM.
O assunto era a segurança do dérbi do próximo domingo no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, que vai decidir qual dos times campineiros será o finalista do Campeonato Paulista.
Novecentos policiais foram destacados para o dia da partida. Entre eles, 590 no estádio e nas proximidades. Mas, além do aumento no efetivo policial, estarão em alerta equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e também do Grupamento Aéreo, que deverá monitorar o trajeto da torcida da Ponte Preta até o estádio.
Entre as principais preocupações do Comando do 35º Batalhão, estão a limpeza das ruas próximas e o aumento do número de grades de isolamento nas entradas do Brinco de Ouro. A adoção destas medidas, segundo o Tenente Coronel Nelson Vicente Coelho, evitaria tumultos antes do início da partida.
Durante a reunião, ficou estabelecido que a retirada de materiais como pedras e pedaços de pau, que poderiam ser usados em confrontos, será feita pela Administração Regional, que deve iniciar a limpeza de ruas próximas ao Brinco ainda esta semana.
Já a questão dos gradis foi um dos pontos delicados do encontro. Isso porque, segundo o presidente do Guarani, Marcelo Mingone, o clube, que seria o responsável pelas peças, não terá tempo e verba suficientes para conseguir providenciá-las.
Outra preocupação da Polícia Militar é o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas próximo a estádios. A ideia é evitar o consumo de álcool e o uso de garrafas em possíveis brigas.
Por conta disso, estabelecimentos da região do Brinco devem ser notificados pelo Departamento de Urbanismo nos próximos dias.
No domingo, de acordo com o agente da Vara da Infância e Juventude, Carlos Longuini, maiores de 12 anos com documento poderão entrar sozinhos no estádio. Já os menores, somente com o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
A partir das 14h devem começar as interdições da Emdec ao redor do estádio. Agentes de trânsito também estarão no local.
Ao todo, foram disponibilizados 22.150 ingressos para os bugrinos e 1.450 para os pontepretanos. A estimativa da polícia é de casa cheia.