A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite mobilizou a cidade de Campinas. Participaram da ação 271 postos de vacinação em toda a cidade. Aproximadamente 62 mil crianças podem ser vacinadas na cidade, e segundo a secretaria de saúde a meta é atingir 95% deste total.
A Poliomielite, conhecida como “Paralisia Infantil”, está erradicada no Brasil. Mas toda atenção é válida. Segundo o Secretario de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, a principal preocupação é pelo fato da doença ainda estar presente no mundo.
Até o dia 6 de julho a Campanha segue nos 63 Centros de Saúde, e todas as crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas com a dose oral. A ação vale também para as que já foram vacinadas anteriormente.
Na abertura da Campanha, realizada no Centro de Saúde Paranpanema, o Prefeito Pedro Serafim reforçou a importância da vacinação como forma de evitar um novo surto de Polio no Brasil.
O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1989, em São Paulo foi em 1988. A Polio é uma doença infectocontagiosa grave, na maioria das vezes a criança infectada sofre com uma série de lesões que afetam o sistema nervoso, provocando a paralisia. A contaminação se dá principalmente por via oral.