CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

CPI da Corrupção aponta superfaturamento e irregularidades

Após 9 meses de trabalhos a CPI da corrupção na câmara de vereadores de Campinas finalizou o relatório dos trabalhos. A Comissão Parlamentar de Inquérito, que durou aproximadamente 300 dias,

Após 9 meses de trabalhos a CPI da corrupção na câmara de vereadores de Campinas finalizou o relatório dos trabalhos. A Comissão Parlamentar de Inquérito, que durou aproximadamente 300 dias, ouviu 19 pessoas que poderiam esclarecer as denúncias de fraudes em contratos da Sanasa.

O vereador Artur Orsi, presidente da CPI da Corrupção, afirma que encontrou indícios de superfaturamento em contratos firmados na SANASA, durante a gestão do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos. De acordo com o parlamentar, isso ficou evidente com a redução nos valores dos novos contrato em comparação com os denunciados.

Segundo o relatório que conta com mais de 50 páginas, a economia com os novos contratos chega a quase R$9 milhões, sendo que em apenas 1 contrato os cofres públicos economizaram R$4 milhões. Além da Sanasa, a CPI identificou fraudes e falhas na Secretaria de Urbanismo de Campinas.

A CPI aponta que houve tráfico de influência de empresários junto ao poder executivo, na instalação de antenas de telefonia celular em situação irregular ou clandestina. A liberação irregular de empreendimentos que, de forma falsa, levavam o selo do projeto do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, também foi constatada pela CPI da Corrupção.

Com a conclusão dos trabalhos, a CPI espera auxiliar o Ministério Público na investigação e também na punição dos envolvidos nas fraudes constatadas durante o governo Hélio.

O texto do relatório final será submetido a aprovação de uma comissão de vereadores e logo em seguido votado pela casa legislativa, porém não há data prevista para isso.

Compartilhe

Conteúdos