CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Equipamento de radioterapia do Caism aguarda técnicos dos EUA para manutenção

Desde o dia 10 de junho, o equipamento de radioterapia do Caism da Unicamp está quebrado. Segundo a assessoria de imprensa da Unicamp, ainda não se tem um prazo o

Equipamento de radioterapia do Caism aguarda técnicos dos EUA para manutenção
Desde o dia 10 de junho, o equipamento de radioterapia do Caism da Unicamp está quebrado. Segundo a assessoria de imprensa da Unicamp, ainda não se tem um prazo o conserto. O aparelho que é o acelerador de Bomba de Cobalto, que é uma tecnologia importada, e por isso, aguarda a vinda técnicos d estados […]

Desde o dia 10 de junho, o equipamento de radioterapia do Caism da Unicamp está quebrado. Segundo a assessoria de imprensa da Unicamp, ainda não se tem um prazo o conserto. O aparelho que é o acelerador de Bomba de Cobalto, que é uma tecnologia importada, e por isso, aguarda a vinda técnicos d estados unidos para realizar manutenção e constatar o problema. Só então o prazo para o conserto será estabelecido.

Assessoria reforça que apesar do problema neste aparelho, há também o acelerador linear. Assim, alguns pacientes estão sendo remanejados para ele e também para o HC da Unicamp. Com este encaminhamento, os casos graves estão sendo priorizados, a fim de que não haja riscos para quem está em tratamento. A Unicamp reforça que até momento estes aparelhos estão suprindo a demanda, mas caso haja necessidade, os pacientes poderão ser encaminhados para outros centros do Estado. 

Os aparelhos de radioterapia são antigos, com mais de 30 anos, e por isso, há os que apresnetem problemas constantes, como o caso do acelerador linear, que pára regularmente por cerca de 10 dias, para a realização de manutenção. Neste período os pacientes também são remanejados. 

Um novo equipamento de 4 milhões de reais já foi comprado para atender o Caism e aguarda a liberação do Conselho nacional de Energia Nuclear.

Compartilhe

Conteúdos