Após viver um ano político atribulado, a cidade de Campinas começa a voltar as atenções para a eleição de prefeito programada para outubro deste ano. Os diretórios municipais estão realizando as convenções, onde definem e apresentam os candidatos a prefeito, vice-prefeito e para a câmara de vereadores.
O Partido dos Trabalhadores realiza a convenção municipal apenas no fim do mês de junho, quando o ex-Presidente do IPEA e Professor de Economia da Unicamp, Márcio Pochmann deve ser confirmado como candidato do partido a prefeitura.
Indicado pelo ex-presidente Lula, Márcio venceu o ex-deputado Tiãozinho na disputa interna do PT. O principal desafio de Pochmann será conquistar popularidade, já que é um nome desconhecido pela maioria da população de Campinas.
Ainda sem alianças estabelecidas e partidos na coligação, o PT negocia com o PMDB e com o PSD. Márcio crítica a postura de alguns partidos na montagem das coligações.
Envolvido em escândalos municipais, com o Caso Sanasa e a cassação do ex-prefeito Demétrio Villagra, o PT de Campinas terá que limpar a imagem perante a população. Márcio Pochmann prefere não trazer a luz do debate os escândalos que movimentaram a cidade. Segundo ele, a discussão deve ser pautada pelo futuro da cidade.
A convenção do PT de Campinas está agendada para o dia 29 de Junho. Na oportunidade, além de confirmar Márcio Pochmann como candidato a prefeito, o partido vai apresentar o candidato a vice e os candidatos a vereadores.