Prefeitura finaliza edital de licitação do lixo de R$ 380 milhões

Com a realização da última audiência pública sobre o tema, a Prefeitura Municipal de Campinas passa a encaminhar o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelo recolhimento e direcionamento do lixo na cidade. O Secretário Municipal de Infraestrutura, Dirceu Pereira Junior, garantiu que o edital para gestão do lixo urbano está adequado ao que foi definido pelo Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Entre as exigências atendidas, o edital determina que a empresa ou consórcio contratado faça a instalação de eco-pontos para logística reversa e a implementação da USBE, Unidade de Segregação, Beneficiamento e Trituração, que é uma espécie de usina que processa mil toneladas de lixo por dia, com separação e tratamento antes de ir ao aterro.

Um tema muito questionado pelo público que participou das audiências públicas foi sobre a vida útil do aterro sanitário Delta A. O Secretário esclareceu que a administração municipal garante a vida útil do Delta A até pelo menos o término do contrato de 4 anos com a próxima empresa responsável pelo lixo.

Outro questionamento foi do Diretor do Departamento de Responsabilidade Social do Ciesp Campinas, Luiz Fernando de Araújo Bueno, que sentiu falta do quesito educação ambiental. O Secretario Dirceu Pereira Júnior afirmou que a Secretaria Municipal de Educação tem projetos nesse setor atendendo ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

A concorrência terá que ser finalizada até dezembro desse ano, quando termina a prorrogação do contrato atual que é mantido com o consórcio Tecam. Trata-se da maior licitação da Prefeitura de Campinas, no valor de R$ 380 milhões.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus fretado pega fogo na Rodovia D. Pedro I, em Campinas

CS Santa Mônica retoma atendimento de demanda espontânea após reforma

Mortes no trânsito caem 15% nos primeiros sete meses do ano em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.