A onda de ataques contra políciais militares no Estado de São Paulo trouxe para Campinas nesta semana uma equipe especial da Rota. A equipe conseguiu prender dois homens que estariam ligados diretamente ao assassinato do cabo da aeronáutica, Luiz Henrique Pereira da Silva. O militar, foi executado a tiros com armas de grosso calibre em frente a uma pizzaria, onde trabalhava como segurança. O crime aconteceu na noite do dia 19 de atrássto.
De acordo com o comandante da rota , Major Marcelo Gonzales Marques, a equipe veio para Campinas após receber uma informação do serviço de inteligência de que uma quadrilha estariam se reunindo em um bairro entre Campinas e Indaiatuba.
Além dos dois homens envolvidos no assassinato do cabo da aeronáutica , foram presos também outros três bandidos. Com eles foi encontrada uma lista com os nomes e endereços de cinco policiais militares da cidade de Ribeirão Preto que seriam as próximas vitimas.De acordo com comandante da Rota, os detidos pertencem a uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presidios paulistas.
Os atentados contra policiais em todo o estado seria uma represalha contra a ação da policia no combate ao tráfico.