A população de Campinas escolhe hoje o Prefeito da cidade. São as primeiras Eleições Diretas depois do momento político conturbado vivido em Campinas no ano passado, quando o ex-prefeito, Helio de Oliveira Santos, do PDT, sofreu impeachment acusado de corrupção, o mesmo acontecendo com o seu vice, Demétrio Vilagra, do PT. 785 mil eleitores campineiros vão às urnas. É o 3º. Colégio Eleitoral do Estado de São Paulo. São 2.117 seções eleitorais.
Jonas Donizette (PSB) e Marcio Pochmann (PT) disputam o segundo turno. Na última pesquisa Ibope/EPTV, Jonas Donizette aparece com 49% dos votos válidos e Marcio Pochmann com 34%. O candidato petista informou que vai votar às 8h30, na Escola Estadual Professor Eduardo Lencastre, no Jardim Garcia. O candidato do PSB informou que vai votar às 9h30, na Escola Estadual Professor Milton de Tolosa, no Jardim Leonor.
Na hora de votar, com ou sem o título de eleitor, é necessário levar um documento com foto. Mesmo quem não votou no último dia 7 de outubro é obrigado a comparecer à votação ou justificar ausência. Para justificar é necessário entregar Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) preenchido na seção eleitoral mais próxima ou no cartório eleitoral.