CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Biblioteca circulante em Valinhos democratiza a leitura

Um ônibus da Secretaria de Cultura de Valinhos tem levado, aos bairros da periferia da cidade, literatura, cultura e principalmente o incentivo a leitura. O ônibus, doado por uma empresa

Biblioteca circulante em Valinhos democratiza a leitura
Um ônibus da Secretaria de Cultura de Valinhos tem levado, aos bairros da periferia da cidade, literatura, cultura e principalmente o incentivo a leitura. O ônibus, doado por uma empresa da iniciativa privada, foi transformado em uma Biblioteca Circulante. O veículo foi adaptado e nos lugares dos bancos para passageiros foram instaladas estantes e nelas um acervo […]

Um ônibus da Secretaria de Cultura de Valinhos tem levado, aos bairros da periferia da cidade, literatura, cultura e principalmente o incentivo a leitura. O ônibus, doado por uma empresa da iniciativa privada, foi transformado em uma Biblioteca Circulante. O veículo foi adaptado e nos lugares dos bancos para passageiros foram instaladas estantes e nelas um acervo de mais de 3 mil livros, revistas e gibis.

Pufes coloridos são atrativos a mais para garantir o conforto, que é reforçado com ar condicionado, mesas e cadeiras. Para quem prefere levar o livro para casa, tudo bem, pode levar, é só devolver duas semanas depois. De acordo com o Secretário de Cultura de Valinhos, Mário Farci , a proposta da Biblioteca Circulante é justamente essa democratizar e incentivar a leitura junto a comunidade. A unidade foi lançada em 2006 dentro do Projeto Catavento Cultural que também tem como objetivo levar a educação e cultura as comunidades da periferia.

Através de uma parceira com a Secretaria Municipal de Educação, o ônibus adaptado em biblioteca estaciona nas escolas da rede pública,pelo menos três vezes por semana. A cada deia em uma escola diferente.

Para a diretora da Escola Municipal de Educação Básica Professora Alice Sulli Nonato, Isaltina Emídio, a Biblioteca Circulante acaba se tornando uma atração a mais para alunos. Durante a semana, o ônibus biblioteca fica estacionado junto às escolas municipais das 9 às 16 horas, e aos domingos o horário é das 8h às 12, em praças públicas da cidade.

O ônibus percorre todas as regiões , inclusive as áreas rurais . Para atender a demanda a proposta da Secretaria de Cultura é ampliar o projeto com mais um veículo. Outra proposta é adaptar a Biblioteca Circulante com computadores e internet de graça, porém aí já é outra história.

Compartilhe

Conteúdos