Campanha acirrada marca segundo turno em Campinas

Com 57,69% dos votos válidos, Jonas Donizette, do PSB, se elege o próximo Prefeito de Campinas, após uma campanha acirrada no segundo turno, travada com o adversário Márcio Pochmann, do PT, que teve 42,31% dos votos válidos. O candidato do PT, que começou com 1% das intenções de votos nas pesquisas, viu sua candidatura decolar chegando a encostar no candidato do PSB , com 39% , contra 45% do adversário. Mas, às vésperas das eleições do segundo turno, a pesquisa IBOPE/EPTV apontava uma queda do candidato Pochmann, abrindo uma diferença desfavorável de quase 20% em relação ao primeiro colocado, Jonas Donizette. Números que acabaram se confirmando nas urnas.

Na análise do professor de Ética e Filosofia da Unicamp, Roberto Romano, essa freada no crescimento da candidatura de Márcio Pochmann pode estar relacionada a estratégia de ataque utilizada no final da campanha. Para Romano, usar uma lei de Jonas de 1997, que autoriza o trabalho infantil em feiras como estratégia de ataque não funcionou. Romano lembra que o tom de ataque da campanha do segundo turno não foi privilégio do PT. Para ele, o candidato do PSB também foi oportunista ao utilizar como marketing político a denúncia de corrupção na Prefeitura de Campinas em 2011, envolvendo o PT. Romano acredita que a população deveria ter mais controle do processo eleitoral.

Jonas Donizette teve 315 mil 488 votos. Enquanto Pochmann teve 231 mil 420 votos. O número de abstenções foi de 166 mil 284 eleitores. Além de 3,59% de votos brancos e 8,06% de nulos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Bandidos roubam caminhonete em concessionária de Piracicaba mas acabam presos na Rod. dos Bandeirantes 

Câmara de Campinas discute criação de programa para tratar distúrbios respiratórios do sono

Foragido da justiça é morto durante troca de tiros em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.