Depois de vizinhos do Parque Taquaral adotarem um kit antiviolência contra roubos e assaltos em quatro ruas próximas à Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier, moradores de outros bairros se interessaram pela medida. A ideia do projeto “Vizinhança solidária” é diminuir a insegurança através de uma rede constituída por vizinhos, que funciona como vigilância preventiva. Segundo o presidente do Conselho de Segurança do Taquaral, que abrange 54 bairros, Luiz Roberto Gomes, pelo menos 500 famílias e comerciantes de outras localidades se interessaram pela ideia.
Além das placas e adesivos afixados pelo bairro com o nome do projeto e os números da Polícia Militar e do disque denúncia, uma lista de telefones também foi elaborada. Deste modo, caso algum crime aconteça, os moradores entram em contato entre si, acionam a sirene e chamam a polícia.
De acordo com o Comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Ubiratan Beneducci, as medidas adotadas pelos moradores auxiliam o trabalho da polícia. Após o contato dos moradores com o Conseg, a Polícia Militar visita a região e aponta as prováveis falhas de segurança.
Implantada por vizinhos do Parque Taquaral, a ideia foi inspirada em projetos de segurança existentes em bairros de Londrina e Curitiba, no Paraná, e Santos André, no ABC Paulista, onde as medidas reduziram os índices criminais.