CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Moradores adotam kit antiviolência em bairros de Campinas

Depois de vizinhos do Parque Taquaral adotarem um kit antiviolência contra roubos e assaltos em quatro ruas próximas à Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier, moradores de outros bairros se interessaram

Moradores adotam kit antiviolência em bairros de Campinas
Vizinhança Solidária

Depois de vizinhos do Parque Taquaral adotarem um kit antiviolência contra roubos e assaltos em quatro ruas próximas à Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier, moradores de outros bairros se interessaram pela medida. A ideia do projeto “Vizinhança solidária” é diminuir a insegurança através de uma rede constituída por vizinhos, que funciona como vigilância preventiva. Segundo o presidente do Conselho de Segurança do Taquaral, que abrange 54 bairros, Luiz Roberto Gomes, pelo menos 500 famílias e comerciantes de outras localidades se interessaram pela ideia.

Além das placas e adesivos afixados pelo bairro com o nome do projeto e os números da Polícia Militar e do disque denúncia, uma lista de telefones também foi elaborada. Deste modo, caso algum crime aconteça, os moradores entram em contato entre si, acionam a sirene e chamam a polícia.

De acordo com o Comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Ubiratan Beneducci, as medidas adotadas pelos moradores auxiliam o trabalho da polícia. Após o contato dos moradores com o Conseg, a Polícia Militar visita a região e aponta as prováveis falhas de segurança.

Implantada por vizinhos do Parque Taquaral, a ideia foi inspirada em projetos de segurança existentes em bairros de Londrina e Curitiba, no Paraná, e Santos André, no ABC Paulista, onde as medidas reduziram os índices criminais.

Compartilhe

Conteúdos