Campinas passa a oferecer um novo atendimento de Saúde e Assistência Social para os moradores em situação de rua, através de uma parceria entre os Governos Municipal e Federal. Para marcar o início do programa, a Prefeitura recebeu a primeira Kombi, responsável pelo encaminhamento dos pacientes aos equipamentos de saúde da cidade. Em alguns meses, o programa vai contar também com ônibus equipados, onde procedimentos mais simples poderão ser realizados na própria rua.
O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Brandão, explica que os tratamentos oferecidos são para usuários de crack e outras drogas e para as doenças que mais acometem esta população, como tuberculose e alcoolismo. O Secretário Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Dimas Alcides Gonçalves, conta que a maior dificuldade na abordagem são com os usuários de drogas.
Alcyone Januzzi, Coordenadora do Consultório na Rua, acredita na eficácia social de programas que incentivam o respeito aos cidadãos em situação de rua. O atendimento aos pacientes é feito pelo SUS. O Consultório na Rua teve investimento federal de R$ 300 mil para a implantação do programa e mais R$ 150 mil mensais de custeio. A verba é repassada para o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que atua no programa através do convênio firmado com a Prefeitura.