CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

AVC é a segunda doença que mais mata em Campinas

O Acidente Vascular Cerebral é a maior causa de mortes no Brasil e em Campinas a situação não é diferente. Só no ano passado, 470 morreram em decorrência da doença.

AVC é a segunda doença que mais mata em Campinas
O Acidente Vascular Cerebral é a maior causa de mortes no Brasil e em Campinas a situação não é diferente. Só no ano passado, 470 morreram em decorrência da doença. O popular AVC é uma perda rápida da função neurológica decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos do cérebro. As ocorrências podem ser isquêmicas ou […]

O Acidente Vascular Cerebral é a maior causa de mortes no Brasil e em Campinas a situação não é diferente. Só no ano passado, 470 morreram em decorrência da doença. O popular AVC é uma perda rápida da função neurológica decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos do cérebro. As ocorrências podem ser isquêmicas ou hemorrágicas e a demora no atendimento pode ser determinante para o registro de sequelas. Nos casos isquêmicos, quando há o entupimento dos vasos sanguíneos, o rápido atendimento e a aplicação de medicamentos trombolíticos podem reverter o quadro em algumas horas. Mas se a busca por socorro demorar, o dano no cérebro pode se tornar irreversível, podendo limitar os movimentos do pacientes, ou mesmo leva-lo à morte.

Os casos hemorrágicos são mais graves, pois a área afetada é maior. As principais causas do AVC são a hipertensão arterial, doenças cardíacas, colesterol alto, tabagismo, consumo excessivo de álcool, diabetes e obesidade. Em Campinas, os maiores registros de ocorrências feitos pelo SAMU, estão relacionados às doenças cardiovasculares, como o AVC e o infarto. O grande problema do AVC é que geralmente as vítimas da doença demoram a perceber o que está acontecendo. Os sintomas são a perda da força muscular em um dos lados do corpo, dificuldade para falar, alterações visuais e falta de expressão no rosto.

 

Compartilhe

Conteúdos