A Horse With No Name é a música perdida no passado desse sábado

Com texto e edição de Walmir Bortoletto, as músicas perdidas no passado de hoje pertencem ao mesmo grupo, mas com estilos diferentes e separadas por uma década. Em janeiro de 1972 o grupo America lançou a música “A Horse With No Name”. A princípio ela foi disponibilizada num compacto, mas o sucesso foi tão grande que a gravadora resolveu incluí-la no primeiro LP do trio. Como o LP já havia sido lançado no ano anterior na Europa, pois o grupo foi formado em Londres, o jeito foi prensar um novo lote para aproveitar também o mercado americano.

“A Horse With No Name” chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos, além de ocupar ótimas posições nas paradas de outros países. A história do homem que atravessa o deserto num cavalo sem nome foi composta pelo cantor e guitarrista Dewey Bunnell. Rotulada de folk rock e lembrando o estilo de Neil Young, ela foi responsável justamente por tirar da primeira posição da Billboard uma música do artista canadense. “A Horse With No Name” é o maior sucesso do grupo America e garantiu muitos shows, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido.

Com outras músicas entre as mais tocadas e uma sequência de discos produzidos pelo lendário George Martin, o auge da banda foi até 1977. A partir desse momento as vendas diminuíram e o trio virou dupla com a saída de Dan Peek. A volta por cima aconteceu em 1982. “You Can Do Magic” fez o America reaparecer na lista da Billboard. E mesmo que ela esteja num disco considerado fraco e tenha uma sonoridade influenciada pelo teclado dos anos 80, a verdade é que a música deu um novo impulso na carreira da dupla. Um compositor inglês que participa inclusive da produção é o autor desse sucesso. Já a voz que dá todos os detalhes de como a pessoa amada é especial e pode fazer mágica no relacionamento é do cantor e multi-instrumentista Gerry Beckley. “You Can Do Magic” foi lançada também num single de 12 polegadas e marcou o último grande momento do grupo America na indústria fonográfica. Mas deixando de lado a dificuldade com gravadoras, Dewey Bunnell e Gerry Beckley continuam com turnês concorridas e lotando shows no circuito nostálgico.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Duo Viola & Cravo se apresenta na Casa de Cultura Fazenda Roseira; entrada é de graça

Duo Viola & Cravo estreia turnê “EnLace” em Campinas neste sábado  

Estreias da semana no cinema têm comédia romântica, ação e terror

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Duo Viola & Cravo se apresenta na Casa de Cultura Fazenda Roseira; entrada é de graça

O Duo Viola & Cravo estreia a turnê do projeto EnLace neste sábado, em Campinas. A apresentação será na Casa de Cultura Fazenda Roseira, às 16h30 da tarde, com entrada gratuita. O espaço abre meia hora antes, e há estacionamento no local. Formado por Ricardo Matsuda e Patricia Gatti, o duo propõe uma combinação rara de instrumentos: a viola brasileira e o cravo barroco. O repertório tem arranjos originais que misturam tradição oral brasileira, contraponto barroco e música instrumental contemporânea.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.