CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Simulação de acidente testa plano de emergência de Viracopos

Menos de 20 dias depois do incidente com um avião cargueiro da empresa Centurion Cargo que fechou a pista e o terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos por 46

Simulação de acidente testa plano de emergência de Viracopos
Menos de 20 dias depois do incidente com um avião cargueiro da empresa Centurion Cargo que fechou a pista e o terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos por 46 horas, a Infraero realizou no terminal nesta quinta-feira uma simulação de acidente com vítimas. O exercício mobilizou diversos órgãos municipais, como o Serviço de Atendimento […]

Menos de 20 dias depois do incidente com um avião cargueiro da empresa Centurion Cargo que fechou a pista e o terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos por 46 horas, a Infraero realizou no terminal nesta quinta-feira uma simulação de acidente com vítimas.

O exercício mobilizou diversos órgãos municipais, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, além das polícias Civil, Militar e Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, da Aeronáutica e do Exército.

Cerca de 250 pessoas participaram da ação e para que a atividade fosse feita, uma área próxima a uma das cabeceiras da pista foi utilizada. No treinamento, foi simulado um acidente com um avião de passageiros com 99 pessoas que apresentou problemas no trem de pouso durante a aterrissagem.

Logo após a falsa explosão, os bombeiros foram destacados para controlar as chamas e em seguida equipes de resgate compostas por voluntários do aeroporto foram chamadas para atender as pessoas que se passaram por vítimas. Ao todo, cinco ambulâncias do Samu foram utilizadas na simulação.

Esta foi a primeira vez que a atividade envolveu outros setores do município, com as falsas vítimas sendo levadas de fato até o Pronto Atendimento de Saúde São José. Além disso, um Centro de Gerenciamento de Desastres foi montado no gabinete do Prefeito no Palácio dos Jequitibás para acompanhar a ação.

Segundo o superintende da Infraero em Viracopos, Carlos Alcântara, a atividade é anual e serviu para testar o plano de emergências do aeroporto. Por fim, ainda de acordo com Alcântara, uma reunião entre todos os órgãos envolvidos será convocada para avaliar o tempo de resposta das equipes e fazer o balanço da operação.

Compartilhe

Conteúdos