A assessoria de imprensa do Hospital e Maternidade Celso Pierro da Puc-Campinas orienta os pacientes não procurarem o hospital em caso de urgências, quando não há risco de morte, devido a superlotação no Pronto-Socorro Adulto da ala do SUS. O sistema público tem oito leitos de retaguarda para o atendimento de Urgência e Emergência, mas nesta segunda-feira (05/11) tinha 46 pacientes internados.
Por conta disto, apenas os quadros clínicos de emergência (com risco de morte) serão atendidos, encaminhados pelo SAMU, Resgate e Concessionárias de Rodovias. Estes casos serão atendidos imediatamente, sem espera.
A previsão do hospital é de retomar as atividades de atendimento, assim que a taxa de ocupação do Pronto-Socorro se normalizar.
A Secretaria de Saúde de Campinas informou através de nota que por meio da Central de Regulação e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), está fazendo esforços para evitar que os pacientes de urgência e emergência sejam levados para o Hospital e Maternidade Celso Pierro. O procedimento será adotado até que a situação volte ao normal