O executivo de Campinas sancionou o projeto de lei que obriga os restaurantes e estabelecimentos similares a dar desconto de 50% para os clientes que passaram por cirurgias de redução de estômago. Os interessados deverão apresentar um laudo médico para atestar que passaram por cirurgia bariátrica.
A lei afeta principalmente os rodízios, que terão de reduzir o preço pela metade, e também restaurantes com porções, pratos a la carte e pratos feitos. A lei não afeta restaurantes de comida a quilo ou self-service, e também não inclui bebidas.
A nova lei estabelece a fixação de um cartaz ou uma placa com a divulgação do direito inscrito. Em caso de descumprimento da lei municipal, o dono do estabelecimento poderá ser multado com o valor mínimo de R$ 469,80.