Música Perdida no Passado: What You Won’t do For Love

Texto e Edição: Walmir Bortoletto.

Perdida no passado é apenas uma expressão, afinal, essa música é eterna. Até 1978, o americano Bobby Caldwell era um ilustre desconhecido. Cantor e multi-instrumentista, ele tinha uma banda pra tocar rocks fa-mosos em clubes e nos cassinos de Las Vegas. A oportunidade para começar a carreira solo foi dada por uma gravadora conhecida pela ligação com a música negra. Nesse embalo surgiu “What You Won’t do For Love”, que foi escrita em parceria com o guitarrista Alfons Kettner. Essa música não estava programada para sair no primeiro disco de Bobby Caldwell. O problema é que o dono da gravadora queria uma composição marcante para promover o lançamento. Quando Bobby apresentou “What You won’t do For Love”, a decisão foi imediata. Ela seria a música de trabalho e daria nome ao LP. Como estamos falando dos estados unidos e o ano é 1978, seria normal imaginar que essa obra-prima, muito influenciada pelo gênero soul, tivesse sido gravada por um negro. O detalhe é que o Novaiorquino Bobby Caldwell é branco e a gravadora estava preocupada com uma possível rejeição. Foi então que ela resolveu apostar na dúvida e colocou na capa do disco somente a silhueta de Bobby sentado num banco de praça. O sucesso de “What You Won’t do For Love” fez com que Bobby Caldwell fosse convidado a participar de vários programas na TV. E ficou provado que o temor absurdo da gravadora de perder vendas por causa da cor da pele do cantor foi uma grande besteira. O sucesso só aumentou e mostrou que o importante é a música. O compacto de “What You Won’t do For Love” é um item de colecionador. O vinil foi lançado em formato de coração, na cor vermelha e 45 rotações.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

O Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, promove mais uma edição do projeto “Férias no Museu”, com atividades gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos. A programação será nos dias 15, 17, 22 e 24 de julho, sempre das 14h às 16h, com foco em cultura, criatividade e educação patrimonial. As atividades incluem oficinas práticas, contação de histórias e jogos, tudo de forma lúdica e acompanhada por responsáveis. O projeto já acontece há mais de 10 anos e busca aproximar o público infantil da história e do patrimônio da cidade, fortalecendo o senso de pertencimento.

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

A Orquestra Sinfônica de Campinas faz neste sábado um concerto gratuito no Teatro de Arena Teresa Aguiar, no Centro de Convivência Cultural de Campinas. A apresentação começa às 18h, com abertura dos portões às 15h. O evento integra a programação dos 251 anos da cidade. O repertório reúne músicas de musicais como Evita, Cats, Frozen e Wicked. A apresentação será ao ar livre e terá transmissão em telão.

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

A franquia Superman já tem quase 50 anos do primeiro filme, com Christopher Reeve. Antes, já havia live-action do Homem de Aço desde 1948. Foram filmadas sequências e relançamentos do roteiro original, com adaptações para cada época, como em 2006. Esta semana, mais um filme do herói estreia, dirigido por James Gunn e protagonizado por David Corenswet. Nesta história, o chamado de Superman será colocado à prova através de uma série de aventuras épicas, diante de uma sociedade que enxerga os valores de justiça dele como antiquados. 

Jaguariúna sedia evento em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932

A cidade de Jaguariúna recebe nesta terça-feira, 9 de julho, um evento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. A programação começa às 9h30 no Centro Cultural e é gratuita. Organizado pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Prefeitura, o evento contará com a chegada de um trem histórico transportando um canhão da época. Em seguida, haverá desfile de viaturas militares, apresentação da Banda Marcial da EsPCEx, exposições temáticas e atividades educativas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.