CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Casos de dengue caem 70% em Campinas

O número de casos de dengue em Campinas diminuiu 70% no ano passado, se comparado a 2011, quando houve registro de 3178 pessoas com a doença. Apesar da redução, a

Casos de dengue caem 70% em Campinas
mosquito da dengue/arquivo

O número de casos de dengue em Campinas diminuiu 70% no ano passado, se comparado a 2011, quando houve registro de 3178 pessoas com a doença. Apesar da redução, a prefeitura continua com programas de prevenção, principalmente na região sudoeste, que abrange os bairros Jd. Melina, Jd. Santa Lúcia, Pq. Dom Pedro II e Pq. Universitário. No último mês de dezembro, a área que exigiu mais atenção foi a região do Campo Belo, onde seis casos foram confirmados de dengue, além 20 ainda sendo investigados.

A Coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Tessa Roesler, reforça que o agravante em 2012 e neste ano não é a quantidade de casos, mas a gravidade do vírus. Desde outubro, Campinas não tem mais epidemia, porém um novo sorotipo da doença circula pela cidade.

O sorotipo 4 não é mais grave que os outros, porém a pessoa que teve o sorotipo 1, 2 ou 3 está imune apenas a eles. No caso de ser contaminada pelo vírus da dengue mais uma vez, a possibilidade de evolução para um quadro clínico mais grave é maior, inclusive, com risco da dengue hemorrágica, que pode levar a morte.

Roesler reforça que a única solução para combater a dengue é a prevenção. Os sintomas da doença  são muito semelhantes aos de gripes e resfriados, como dor no corpo, mal estar e febre. A orientação é que logo nos primeiros sintomas, as pessoas procurarem atendimento médico.

 

Compartilhe

Conteúdos