Um levantamento feito pela prefeitura de Sumaré constatou que quase metade da frota de veículos do município apresentam graves problemas mecânicos e não podem circular. Do total de 186 veículos disponíveis, apenas 96 estão em condições mínimas de uso no atendimento à população. Para tentar solucionar parte do problema, a prefeitura de Sumaré abriu uma carta convite no valor de R$ 80 mil para fazer reparos emergenciais na frota de veículos.
De acordo com o secretário de mobilidade urbana de Sumaré, Robert May, essa medida é paliativa e insuficiente para resolver de vez os problemas mecânicos da frota. Segundo ele, os veículos do município são antigos e o valor deve ser investido apenas em reparos simples que possam permitir a circulação em caráter emergencial.
Para não comprometer os serviços da prefeitura, a administração de Sumaré está priorizando o uso dos veículos disponíveis. Segundo o secretário de mobilidade urbana, Robert May, a prioridade neste momento é com o atendimento na área da saúde. A administração de Sumaré não informou se pretende entrar com uma ação contra o ex-prefeito José Antonio Bacchim por conta da degradação da frota de veículos nos últimos anos.