Após o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin sancionar o projeto de lei que transforma o Detran em autarquia, a expectativa é que haja melhora nos serviços prestados. Deixando de ser uma coordenadoria da administração, o Detran passará a ter autonomia e orçamento próprio, seguindo o padrão de atendimento dos postos do Poupatempo. Com isso, serviços como transferência de veículos e confecção e renovação de Carteiras de Habilitação devem ter o tempo de espera reduzido.
Segundo o coordenador do Detran, Daniel Annenberg, o novo modelo já foi implantado em Limeira e Americana e deve se tornar realidade em outras 17 cidades da região de Campinas. As novas unidades serão implantadas em parceria com as prefeituras de cada município e ainda de acordo com o coordenador do Detran, até o final do ano, 100 novos locais de atendimentos devem ser entregues em todo o estado. Mas em Campinas, devido à demanda maior, há a possibilidade da conclusão somente em 2014.
Com a transformação do Detran em autarquia, concursos públicos poderão ser realizados para as vagas de Oficial e Agente Estaduais de Trânsito. Ao todo, segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, R$ 80 milhões serão investidos, sendo que R$ 18 milhões serão destinados à contratação de pessoas e o restante distribuído em equipamentos, capacitação, imobiliário e tecnologia.