A Universidade de Campinas – Unicamp não deixará de usar o termo Olímpiada nos seus eventos educacionais, apesar da notificação do Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Olímpico 2016 proibindo o uso da expressão. A Unicamp, por nota, disse que Olímpiada Nacional em História do Brasil não concorre com os comitês brasileiros e olímpico porque se trata de um evento educacional e que não existe nenhuma legitimidade jurídica no pedido do COB.
No entendimento do COB somente os Comitês Organizadores de Jogos Olímpicos e patrocinadores tem autorização para usar as marcas, símbolos e designações de propriedade do Comitê Olímpico Internacional. Sobre a resposta da Unicamp ao ofício extrajudicial, também por nota o COB se manifestou afirmando que O Comitê Olímpico Brasileiro está estudando, em conjunto com o COI, a possibilidade de autorizar a utilização do termo para fins propostos, como por exemplo, pela UNICAMP.
Segundo o Comitê Brasileiro, tão logo haja uma decisão final junto ao COI sobre o tema, a UNICAMP será formalmente comunicada.