Para o Arcebispo de Campinas Dom Airton José dos Santos, a alteração das regras que regem o conclave feita pelo Papa Emérito Bento 16 foi necessária diante do panorama atual. Conforme o documento, a escolha do novo líder da Igreja Católica pode ser adiantada sem a necessidade do cumprimento do prazo de 15 a 20 dias para a organização da eleição.
O texto estabelece que a reunião dos cardeais pode acontecer desde que todos estejam em Roma. Segundo Dom Airton José dos Santos, a decisão foi acertada, já que não há a necessidade de uma organização maior para a reunião dos membros do clero.
Depois de quase sete anos à frente da Igreja Católica, Bento 16 anunciou a renúncia no início de fevereiro; alegou idade avançada e deixou o pontificado neste dia 28. Com isso, em Sé Vacante, período sem um papa no poder, os católicos aguardam a realização do conclave que escolherá o próximo pontífice.
As jovens Laís Besseler e Larissa Lourenço, por exemplo, se dizem ansiosas. As duas são frequentadoras da Paróquia Santa Edwiges em Campinas e organizam uma caravana para a Jornada Mundial da Juventude. O evento vai acontecer no mês de julho no Rio de Janeiro e contará com a visita do novo Papa.
Para Laís, a espera gera expectativa, já que o Brasil será um dos primeiros países a receber o novo líder da Igreja Católica. Ainda assim, de acordo com Larissa Lourenço, o planejamento inicial da viagem não muda.
A Jornada Mundial da Juventude acontece entre os dias 23 e 28 no Rio de Janeiro e vai reunir jovens de todo o mundo. Na última edição em 2011 realizada em Madrid, cerca de três milhões de pessoas participaram do encontro.