CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Roubos e furtos em veículos em Campinas aumentam em janeiro

Os números da violência em Campinas registrados no mês de janeiro mostrou um aumento nas modalidades de roubos e furtos. Em veículos, o número de roubos cresceu 66% e furto

Os números da violência em Campinas registrados no mês de janeiro mostrou um aumento nas modalidades de roubos e furtos.

Em veículos, o número de roubos cresceu 66% e furto 51%. Juntando as duas modalidades de crime, o número é de 1.016 veículos. A cidade teve uma média de 32 carros roubados ou furtados por bandidos diariamente.

Foi registrado também um aumento na violência direta. Em uma semana, em fevereiro, três pessoas foram baleadas em tentativa de roubo a carros. Duas morreram.

O assalto e furto também cresceram em Campinas. O roubo, quando a vítima é abordada, teve 783 registros em janeiro e o furto 1.761. No total, 2.544 casos. Um crescimento de 27%, quando comparado com a soma dos dois tipos de crime, já que em 2012 foram 1.998.

O número de homicídios ficou estável. Foram 13 em janeiro deste ano, o mesmo número do ano passado.

Para o coronel da reserva, Antonio Fernando Galasso, a solução está na tecnologia, vontade política e investimento.

Segundo dados da prefeitura, das 370 câmeras da Cimcamp, 38% estão fora de operação. São 143 equipamentos que não passam por manutenção há mais de sete meses. Para o coronel, Campinas deve se basear em exemplos de outras cidades do mundo.

As imagens da Cimcamp já ajudam a Polícia Civil. Por mês, cerca de 30 laudos de imagens são emitidos pelo Instituto de Criminalística (IC) de Campinas.

Segundo o coronel da reserva, Antonio Galasso, além de ajudar na segurança, as câmeras podem trazer uma economia para a polícia, além do fator inibidor.

Segundo a prefeitura de Campinas, R$300 mil serão utilizados para a reativação de câmeras e implantação de um sistema para reconhecimento de placas.

Compartilhe

Conteúdos