Alunos de escola estaduais estão descobrindo a gastronomia para a inserção no mercado de trabalho. O caminho mais rápido tem sido os cursos técnicos criados pelo próprio Governo do Estado. Em Campinas, eles são oferecidos através da parceria selada com o Ceketec, do Colégio Objetivo. De acordo com o assessor de marketing da unidade, Aloísio de Castro Filho, entre os cursos oferecidos o de gastronomia é o que tem despertado mais interesse. A meta não é formar ‘chefs’ de cozinha e sim técnicos para atender a demanda do mercado.
O estudante Edson Lombardi cursa o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Laís Bertoni Pereira no período da manhã, a tarde parte para o curso técnico de gastronomia e a noite faz estágio em um dos mais conceituados restaurantes de Campinas que mantém parceria com a escola. A meta do estudante é seguir carreira na área.
Na escola são três cozinhas industriais para as aulas práticas. Ali os alunos aprendem todos os conceitos, inclusive a aproveitar melhor os alimentos. Além aprenderem a lidar com as panelas os alunos recebem ainda noções de economia e administração. Segundo a coordenadora do projeto, Tayra Azenha, todos os alunos dos cursos técnicos são incentivados ao empreendedorismo.
Além do curso de gastronomia são oferecidos também, técnico de enfermagem, estética, administração e radiologia. Todos os cursos são de graça, inclusive o material didático.