Um aquário de R$ 20 milhões é uma das apostas da prefeitura de Campinas para atrair turistas à cidade. Além do lazer, a atração também terá fins educativos. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo estuda uma parceria público-privada. Inicialmente, a ideia é que seja instalado no Parque Ecológico. Este local, inclusive, já foi escolhido para receber o Teatro de Ópera Carlos Gomes.
O secretário da pasta, Samuel Rossilho, destaca que a ideia é uma das prioridades da nova gestão, que busca incrementos não só nas áreas da indústria e empresas, mas também nos setores de turismo, cultura e esportes. Rossilho também comenta o potencial da cidade para atrair investidores nos setores de lazer.
O próprio prefeito, Jonas Donizette, destaca a importância de se aproveitar espaços do município com atrações e atividades para a população.
Samuel Rossilho reforça que outras atrações devem chegar à cidade, principalmente pela iniciativa privada que já enxerga o potencial do município. De acordo com ele, uma das áreas mais atrativas é a região de Viracopos.
Em relação ao aquário, a empresa já tem o projeto pronto que contempla todos os ecossistemas brasileiros, com mais de mil espécies de peixes de água doce e salgada. Pelas proporções, será um marco visual de Campinas e ainda, um local educativo, com previsão de visitas monitoradas com estudantes e parceria com a rede pública de ensino. A expectativa é que receba anualmente um milhão de pessoas.
Com projeto aprovado e as licenças ambientais liberadas, o aquário deve estar pronto em 2015.