Fazendo valer a norma do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, 16 casais em Campinas oficializaram a união no primeiro casamento gay coletivo do estado. A cerimônia realizada no Terceiro Cartório de Registro Civil de Campinas foi à caráter, com direito a roupa de gala, chuva arroz, foto entre familiares, padrinhos, muita emoção e um custo de R$ 347, por casal.
O casamento coletivo começou a ser organizado pelo Centro de Referência LGBT de Campinas, logo após a norma do Tribunal de Justiça ter sido publicada no Diário Oficial, no final do ano passado. A lei entrou em vigor no dia 1º de março.
O jornalista Deco Ribeiro esperou 7 anos para oficializar a sua união. Para ele a medida representa o fim da repressão social e até mesmo pessoal para muitos homossexuais. Para o transsexual Márcio Regis Vascon, que oficializou a união com a enfermeira Kátia Marins Vascon, a lei que garante o casamento civil as pessoas do mesmo sexo é um grande avanço social, pois em sua opinião vai educar a sociedade a encarar as diversidades com mais naturalidade.
Após a cerimônia no cartório de registro civil, os casais foram comemorar o momento histórico em uma recepção digna para padrinhos, familiares e convidados.