A Prefeitura de Campinas estuda meios para viabilizar a revitalização do Centro de Convivência, no bairro Cambuí, e do Mercado Municipal, no centro da cidade. No caso do Convivência, a ideia do Chefe do Executivo Jonas Donizette é fazer com que o espaço seja de uso compartilhado com a Secretaria de Educação. Com isso, uma parte do orçamento da pasta seria utilizada para a execução da reforma. Mas segundo Jonas, a proposta segue em estudo no departamento jurídico.
Apesar do prefeito buscar uma solução para que o local permaneça sob responsabilidade do município, algumas empresas já foram apontadas como interessadas em patrocinar o Centro de Convivência. Uma delas é a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. Mas segundo o diretor-presidente Luiz Albero Kuster, o assunto ainda não foi discutido com a Administração Municipal.
Já a revitalização do Mercado Municipal de Campinas depende da avaliação de um projeto que será enviado ao Ministério da Integração Nacional. A intenção é conseguir recursos do programa Inclusão Produtiva que aceita propostas de até 10 milhões de reais para ampliar e tornar o Mercadão um ponto turístico da cidade.
De acordo com o prefeito Jonas Donizette, antes do envio do estudo para Brasília, a Setec já executa trabalhos de melhorias no local. O objetivo é ampliar o Mercadão e seguir o exemplo do Mercado Municipal da capital paulista.